Quero montar um frango frito... o que preciso saber primeiro?


Você deseja montar um negócio que tenha como foco vender frango frito!

Ótimo, mas o que você tem que avaliar primeiro?

Somos contatados diariamente por pessoas que desejam "ter um negócio" pelos mais diferentes motivos possíveis, desde "quer deixar de ser empregado", "quero ter mais tempo pra lazer e diversão", "quero ganhar mais", "estou desempregado", "minha esposa quer trabalhar e vou montar um negócio pra ela" etc e etc.

Certamente a primeira avaliação que deve ser feita é se você tem o perfil "empreendedor", ou seja, se você tem personalidade e características de quem se predispõe a "montar um negócio"!

Analistas, o SEBRAE e a doutrina comum elencam como características mínimas para quem vai empreender as seguintes:

Iniciativa

É a chamada "pró-atividade" que está em em moda hoje! A iniciativa pressupõe a capacidade da pessoa diante de uma tarefa a ser realizada não necessitar que alguém (um terceiro) venha a lhe cobrar sua execução!

Se você tem o hábito de deixar tudo para depois, melhor deixar para depois a idéia de montar um "frango frito"... para depois que você se acostumar a realizar logo tudo o que tem que ser feito.

Persistência

É a capacidade de diante de dificuldades continuar insistindo até obter êxito. Tem uma frase que gosto muito: "O sucesso é o resultado de uma série de fracassos" (Não sei indicar o autor), mas ela espelha bem a idéia da persistência.

Montar um negócio é sempre uma novo desafio, montar uma loja para vender frango frito, provavelmente é uma total novidade em sua vida, mas se você tem este objetivo, elabore um projeto, estude, avalie, planeje e por fim execute sem esmorecer!

Comprometimento

Também tenho uma "história" para relatar sobre comprometimento... em uma palestra no SEBRAE em Brasilia - DF por ocasião do recebimento de um prêmio em 2012 o Diretor geral definiu de forma eficiente a diferença entre alguém comprometido e envolvido.

Diz ele, que usando o café da manhã de um americano como paradigma, a galinha está ENVOLVIDA para que o americano tenha seu café da manhã, pois ela é capaz de botar um ovo e entregá-lo para que haja ovos batidos, mas o porco não... o porco esta totalmente COMPROMETIDO com o café da manhã pois ele é capaz de entregar a própria pele para que haja bacon... deu pra entender?

Ou seja, se você pretende montar um frango frito, esteja COMPROMETIDO com o sucesso do negócio, seja capaz de entregar seu tempo, suas horas de lazer, seus feirados, sua poupança e muito mais para que o negócio de certo!

Capacidade de estabelecer Metas

Parabéns se você decidiu que vai montar uma loja para vender "frago frito". A sua primeira meta já está definida, agora é arregaçar as mangas e torná-la real.

Mas queria lhe avisar que montar a loja não é um fim em si mesmo. Após a abertura você terá que traçar novas metas: quantos quilos de frango frito você almeja vender, qual a margem de lucro que você espera ter, qual o prazo de retorno do capital investido, enfim você passará a ser um buscador de metas....

Se você não é capaz de definir metas e principalmente agir para que estes projetos saiam dos campo das idéias e se tornem realidade, é melhor você escolher um outro ramo de atuação... deixe frango frito pra quem tem "sangue nos olhos"!

Busca da qualidade e eficiência

Se você passou pelo testes das metas e ainda acredita ter as características necessárias para montar uma loja para vender frango frito, vou sugerir uma outra questão...

Ao atingir as metas propostas você se dá por satisfeito? Então melhor rever novamente seu projeto...

O empreendedor nato é aquele que segundo Sergio Cortella é um eterno "inconformado positivo", ou seja, nada do que já foi feito é suficientemente bom, considera que tudo, mas tudo mesmo, pode ser feito de uma forma melhor e com mais eficiência.

Portanto, montar um frango frito requer um total inconformismo positivo!

Disposição de correr riscos

Se você tem aversão a riscos, sugiro que você pegue todo o seu dinheiro e aplique em uma caderneta de poupança, montar um frango frito é pra quem tem disposição para correr riscos, assim como todo negócio, por melhor que tenha sido planejado haverá sempre a presença de risco de insucesso em maior ou menor grau.

Importante é se cercar da maior quantidade de conhecimento possível sobre o negócio, sugiro a montagem de um PLANO DE NEGÓCIOS e de um modelo CANVAS, antes de começar a gastar seu rico dinheirinho.

Capacidade de persuasão

As pessoas consideram que basta ter um bom produto, um bom local e que tudo vai dar certo, esquecem que entre tudo isto existem as pessoas.

Persuasão é a capacidade de convencer as pessoas de realizar o que você quer, uma venda exige persuasão, funcionários comprometidos com o bom atendimento exige persuasão, pessoal da cozinha engajado em fazer um bom produto exige persuasão, portanto para montar um frango frito é extremamente necessário que você tenha paciência e habilidade para liderar as pessoas por meio da persuasão.

Disposição para controle

A disposição para o controle envolve seu compromisso com a realização do que foi planejado, as pessoas acreditam que basta delegar as funções e as tarefas e que todos e tudo ira se realizar em conformidade, ledo engano!

Administrar uma loja de venda de frango frito exige uma grande disposição para controlar tudo e a todos!

Se você não gosta de ficar xeretando no que está ocorrendo, nem tente montar um frango frito, ou qualquer outro negócio!

Independência e autoconfiança.

Por fim, se você não consegue decidir ou se costumeiramente toma decisões incorretas, importante avaliar se você está preparado para ter um frango frito.

Ser proprietário de uma empresa impõe que diariamente escolhas sejam feitas e por mais que você seja assessorado a decisão final sempre será sua, e principalmente a consequência delas...

Na verdade, eu gosto de simplificar:

Pra mim, a pessoa qualificada para montar um frango frito se distingue de outras pessoas por ser capaz de traçar objetivos, se autoestimular e se autocontrolar.

O gerente que controla o dono de uma loja de frango frito é ele mesmo e geralmente é um gerente muito exigente!!!

Sucesso!

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Loja: Rua Humaitá, 769, Londrina - PR. Tel. 43 3348 4000 (loja)

 

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