• Autor: Brent Gleeson e Dyan Crace para o portal da

A importância da Inteligência Emocional na Administração de uma loja de Frango Frito


Entre os valores mais esperados de um líder está o equilíbrio emocional. Em artigo para o Portal Forbes, Brent Gleeson e Dyan Crace afirmam que esta característica é uma ferramenta poderosa para liderar uma equipe.

O ato de conhecer, compreender e responder às emoções, superar o estresse nos momentos de crise e estar ciente de como suas palavras e ações afetam os outros é descrito como inteligência emocional. Ela é basicamente formada por quatro atributos: autoconhecimento, autogestão, consciência social e de gestão de relacionamento.

Segundo os autores do artigo, ser capaz de relacionar comportamentos ao desempenho no trabalho é uma habilidade importante na hora de formar equipes e gerenciar seu desempenho. Um proprietário sem inteligência emocional não consegue avaliar de forma eficaz as necessidades, desejos e expectativas de seus colaboradores e isso pode causar os primeiros e mais graves problemas na empresa, comprometendo, consequentemente, o seu desempenho.

Já donos / proprietários que reagem sem filtrar suas emoções, podem gerar insegurança e descontentamento entre seus funcionários e afetar seriamente as relações de trabalho e o clima empresarial.

O bom proprietário deve ser autoconsciente e entender que tanto a sua comunicação verbal como a não-verbal afetam a equipe. Ele deve saber fazer alianças, tomar decisões rápidas em situações de alto estresse e se comunicar de forma eficaz em meio a crises.

Se você pretende administrar uma loja de frango frito deve entender como estão suas competências de inteligência emocional, procure avaliar sua postura diante dos atributos abaixo:

Autoavaliação: a partir da autoavaliação você se conscientiza de como as emoções podem exercer efeito positivo ou negativo sobre a sua capacidade de inspirar e liderar seus funcionários. Além disso, ela permite que você tenha ciência de como os fatores emocionais afetam suas decisões e ações, permitindo uma maior controle sobre si mesmo.

Empatia e compaixão: empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro e entender como ele pode se sentir ou reagir a uma determinada situação. A emoção que sentimos em resposta ao sofrimento do outro motiva o desejo de ajudar. Quanto mais nos relacionarmos com os outros, melhor será o nosso entendimento sobre o que os motiva ou aflige e decidir com base neste conhecimento evita muito o descontentamento e a desvalorização do colaborador.

Autocontrole: este elemento é provavelmente o atributo mais importante da inteligência emocional. Você precisa entender como se sente antes de reagir de uma maneira que possa se arrepender mais tarde. Isso é importante nos momentos de crise. O proprietário deve ser capaz de criar um ambiente organizacional em que prevaleça a ordem e o equilíbrio, definindo uma cultura negocial que impere os valores que ele deseja ter na empresa.

Relacionamento: você não pode fazer conexões profundas e ter o comprometimento da equipe se você se mantiver distante. Todos temos famílias, outras obrigações e problemas. Construir e manter relacionamentos saudáveis ​​e produtivos é essencial para a manter o clima empresarial. Conhecer seu pessoal além do dia dia de trabalho ajuda a criar conexões e engajar os colaboradores, ser mais que um mero patrão torna o comprometimento de todos mais fácil.

Comunicação eficaz: a falta de comunicação eficiente e objetiva é a base dos problemas entre a maioria das pessoas. Uma comunicação tranquila e equilibrada pode eliminar obstáculos e incentivar relações mais fortes no ambiente de trabalho. Quando os funcionários sabem seu papel e responsabilidade dentro da organização e o proprietário sabe delegar e cobrar tarefas a possibilidade de atritos e de estresse dentro da empresa diminui sobre maneira.

Créditos:

Autor: Brent Gleeson e Dyan Crace para o portal da Revista Forbes.

Editado e adaptado por Ilson Eduardo Felício Sanches.

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